A Intervenção psicopedgógica no TDAH
Quando a criança, adolescente ou adulto recebe o diagnóstico de TDAH e apresenta dificuldades de aprendizagem é indicado o acompanhamento psicopedagógico.
Após a avaliação psicopedagógica para o levantamento das dificuldades apresentadas, deve ser realizado o plano de intervenção individualizado.
A intervenção psicopedagógica com abordagem neuropsicológica visa à compreensão do perfil cognitivo (habilidades e dificuldades). As intervenções têm como objetivo minimizar o impacto dos déficits apresentados, melhorar o desempenho acadêmico e estimular a autorregulação comportamental e emocional.
Algumas intervenções que devem fazer parte do plano terapêutico:
-Psicoeducação sobre o TDAH com o estudante, família e escola.
-Estimulação das habilidades cognitivas, como a atenção, memória e planejamento.
-Atividades estruturadas e direcionadas para as dificuldades específicas de aprendizagem envolvendo leitura, compreensão, escrita e matemática.
-Desenvolvimento de habilidades comportamentais, como a autogestão (planejamento, organização e execução de atividades).
-Estratégias de ensino (instrucional e ambiental).
-Desenvolvimento de estratégias de metacognição.
O acompanhamento multidisciplinar é essencial para tratamento do TDAH. Busque um profissional especializado para realizar a avaliação e intervenção psicopedagógica.
