As aulas de reforço na escola e as dificuldades de aprendizagem
- Psicopedagoga Adriana Leão
- 1 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2024
As dificuldades do aluno ainda persistem, o que fazer?

Algumas escolas oferecem aulas de reforço aos alunos que estão apresentando dificuldades de aprendizagem. O aluno que vem apresentando dificuldades precisa de acompanhamento. Portanto, o reforço escolar pode funcionar como uma intervenção preventiva (para que a dificuldade não se agrave) e para o acompanhamento do progresso ou não do aluno.
O trabalho do reforço escolar poderá focar nas dificuldades pontuais, em que o aluno precisa de explicação e reforço extra para o possível entendimento do conteúdo. As atividades poderão ser planejadas de forma mais específica, com o objetivo de instruir e reforçar didaticamente o conteúdo em que o aluno apresenta dificuldades.
Alguns alunos podem se beneficiar do reforço escolar e superar suas dificuldades. Mas se as dificuldades persistem, apesar da instrução e reforço, a escola poderá solicitar que família busque o atendimento psicopedagógico.
O atendimento psicopedagógico será individualizado e a avaliação irá analisar os aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, comportamentais e pedagógicos envolvidos no processo de aprendizagem, levantando a hipótese sobre os déficits apresentados e a causa destes.
Após a avaliação, é estabelecido o plano terapêutico com intervenções que serão direcionadas para os déficits levantados com foco no desenvolvimento de habilidades (leitura, escrita e aritmética) e estratégias que estimulem e favoreçam a aprendizagem. As habilidades e conhecimentos trabalhados deverão seguir uma abordagem cognitiva e metacognitiva.
Os alunos que demonstram dificuldades de aprendizagem persistentes necessitam passar por avaliação e intervenção especializada.
Commentaires