Dificuldade ou Transtorno de Aprendizagem? A Importância de Diferenciar.
- psicorganiza
- 5 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2024

É importante diferenciar, pois o olhar e o planejamento das intervenções utilizadas são diferentes. Nas dificuldades de aprendizagem as intervenções são planejadas para que o paciente supere as dificuldades apresentadas, automatizando processos de aprendizagem de habilidades e na aquisição de conteúdos que encontram-se deficitários.
A dificuldade de aprendizagem pode estar associada a diferentes questões, como método de ensino utilizado, fatores emocionais ou familiares e a falta de estimulação adequada para a aprendizagem.
Nos transtornos de aprendizagem, as intervenções englobam uma abordagem neuropsicológica, a partir da análise das funções cognitivas que apresentam déficits.
As intervenções visam o ensino e aprendizagem de estratégias focadas nas habilidades prejudicadas para que o paciente consiga lidar com suas dificuldades da melhor forma possível no decorrer da sua vida.
O Transtorno Específico de Aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento, relacionado a fatores neurobiológicos. Os sinais perduram no decorrer da vida.
O importante é saber que, quanto mais cedo procurar ajuda de profissionais a fim de identificar o que está causando a inabilidade ou atraso na aquisição de habilidades acadêmicas, maior será a possibilidade de sucesso na superação das dificuldades.
Comentarios