A avaliação psicopedagógica no TDAH
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Alguns pais relatam que percebem os sintomas de déficit de atenção, associados ou não à hiperatividade nos filhos. Mas é quando os filhos começam a frequentar a escola que os sintomas se tornam mais evidentes. Os pais são chamados pela professora ou recebem avisos na agenda sobre o comportamento do filho.
O desempenho escolar do aluno pode estar abaixo do esperado. Durante a aula distrai-se facilmente, conversa muito, não para na sua classe, não consegue iniciar ou concluir as atividades, apresenta dificuldades de aprendizagem, demonstra desorganização, é impulsivo ou hiperativo etc. Os pais observam resistência e dificudades durante a realização das tarefas de casa e nos momentos de estudos.
Para o diagnóstico, recomenda-se que a avaliação seja multidisciplinar, envolvendo profissionais como médicos, psicopedagogos, psicólogos ou neuropsicólogos.
Portanto, a avaliação psicopedagógica é indicada e deve ser realizada com o objetivo de avaliar as habilidades cognitivas e o desempenho na leitura, escrita e matemática. A avaliação abrange aspectos quantitativos (desempenho comparado aos seus pares da mesma idade e ano escolar) e qualitativos (habilidades e estratégias necessárias para execução das tarefas). A observação e a análise dos erros durante a realização das tarefas possibilitam o levantamento e compreensão das dificuldades apresentadas.
Os resultados da avaliação psicopedagógica são fundamentais para colaborar na investigação diagnóstica do TDAH, pois dentre os critérios estabelecidos pelo DSM-5-TR consta que algum comprometimento causado pelos sintomas deve estar presente em dois ou mais contextos (por exemplo, em casa e na escola) e que deve apresentar evidências de comprometimento importante no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
Após a avaliação psicopedagógica é realizada a devolutiva para os pais com a hipótese diagnóstica, com os encaminhamentos necessários e indicações terapêuticas, incluindo também as intervenções psicopedagógicas nas dificuldades de aprendizagem e nos aspectos comportamentais relacionados ao ambiente escolar.
Clique aqui e conheça como funciona meu trabalho! Ou fale diretamente comigo aqui.